Tutorial HTML – Introdução #1

Logo HTML

Logo HTML

 

A internet é o meio de comunicação mais democrático existente. Nela você pode encontrar todos os tipos de informações que são exibidas para você em diversos formatos: imagens, vídeos, tabelas, gráficos, textos, etc.

E para acessar todo esse conteúdo normalmente você acessa um site através do navegador de internet do seu dispositivo (Computador, Tablet, Smartphone, etc.). O navegador faz o papel de tradutor das informações contidas nesse site, para lhe apresentar de forma amigável. Independentemente da linguagem que esse site foi feito, a única linguagem que os navegadores web reconhecem é o HTML; todo o resto deve ser traduzido pelo servidor que esse site está hospedado e enviado até o seu nevegador em formato HTML.

Para entender como funciona essa comunicação entre seu dispositivo, site e servidor, veja a imagem abaixo:

Ciclo de uma Página Web.

Ciclo de uma Página Web.

 

Seguem os passos do ciclo acima:

  1. Você digita o site no seu navegador de internet;
  2. O Navegador solicita a página acessada para o servidor onde o site está hospedado. Essa página pode ser um simples HTML ou mesmo uma página que contenha códigos de outras linguagens de programação, como PHP, ASP.NET, Java, etc;
  3. O Servidor devolve para o navegador a página totalmente traduzida para HTML, que é a única linguagem que o navegador entende;
  4. E por fim o navegador exibe a página web para você em formato de texto, imagens, tabelas, gráficos, etc.

É importante entender esse ciclo, pois todo site que você acessa utiliza esse processo e para desenvolver uma página web é preciso entender como funciona essa comunicação.

 

E afinal o que é HTML?

HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de programação utilizada para marcar as várias partes de uma página web, sejam essas partes a estrutura da página em si (Cabeçalho e Corpo), ou mesmo os textos, imagens, tabelas, etc, existentes nela.

Segue um exemplo do código de uma página em HTML e logo abaixo como ela será exibida para o usuário:

Código HTML

Código HTML.

 

Página HTML

Página HTML.

 

Para criar essa página, basta abrir o bloco de notas do windows, digitar o código e salvar no formato nomedoarquivo.html. No nosso caso escolhemos o nome: index.html (index ou default, são nomes normalmente utilizados para identificar a página principal de um site).

Logo após, basta abrir essa página com um navegador web que você verá a sua primeira página HTML.

Essa é a nossa primeira parte do Tutorial de HTML, nela você aprendeu o que é o HTML e como usuário, navegador e servidor se comunicam.

Percebeu que utilizamos várias tags (etiquetas) HTML no código acima? No próximo tutorial você irá conhecer as principais Tags HTML e para que serve cada uma delas.

Jefferson Lins

Analista de Sistemas, louco por tecnologia e muito curioso.

Sem Comentários

Deixe seu Comentário

Preencha todos os campos.
Seu e-mail não será exibido ao público.